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Uma salada de A a Z: faça um multivitamínico natural com algumas combinações


Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes é responsável pelo provimento

Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes é responsável pelo provimento dos diversos micronutrientes, como vitaminas e minerais. Estes importantes micronutrientes são cruciais para a regulação de funções vitais do organismo humano, como a síntese hormonal, formação de neurotransmissores, reações metabólicas, crescimento de unhas e cabelo, garante a energia que seu corpo precisa, além de atuar na formação de antioxidantes.

Por isso, pensando em lhe ajudar a montar uma salada com variedade de vitaminas e minerais, o que acha de combinar os alimentos de acordo com as suas fontes de micronutrientes? Confira os alimentos fontes das vitaminas e minerais e algumas sugestões de combinações:

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Fique por dentro de algumas combinações de salada…

  • Salada para ossos mais fortes – combinação de fontes de cálcio, magnésio, zinco, ferro, cobre, manganês, boro e silício. Uma deliciosa combinação de: Alface romana, agrião, beterraba, brócolis, broto de feijão, couve, espinafre, repolho roxo e cebola + sementes de gergelim.
  • Salada para ficar mais jovem e saudável (antioxidante) – combinação de fontes alimentares de micronutrientes antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio, cobre, zinco, manganês e ferro. Um gostinho de quero mais: Alface, rúcula, abóbora, aipo, alcachofra, cenoura ralada, tomate, ervilha seca, salsa e semente de linhaça acompanhado com abacate/guacamole.
  • Salada para ter um pique a mais (melhorar a disposição) – fontes de antioxidantes e vitaminas do complexo B. Pronto para o dia: Alcachofra, pepino, acelga, couve, rabanete, lentilha, gérmen de trigo e semente de girassol + manga.
  • Salada para dormir como um bebê (melhorar o sono) – fontes alimentares de complexo B, cálcio e triptofano. Uma suave combinação: Tomate, alface romana, repolho roxo, batata assada com casca, espinafre cozido, semente de abóbora com casca + atum ralado
  • Salada de multivitaminas e multiminerais – combinação de várias vitaminas e minerais. Salada de tudo o que você tem em casa: Alface romana, rúcula, alcachofra, tomate, repolho roxo, pepino, beterraba, rabanete e manga + grão de bico
  • Salada para aumentar o desejo (libido) – fontes alimentares de B9, cobre, ômega 3, vitamina A, vitamina C e vitamina E. Gosto de quero mais: Aspargos cozidos, pepino, repolho, broto de alfafa, couve-de-bruxelas, kiwi, manga + semente de linhaça e gergelim. Temperada com azeite de oliva extra-virgem.

Referência:

  1. Faviere MIG. Nutrição na visão da prática ortomolecular. São Paulo, 2009.

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