Acessar App StoreAcessar Google Play

Tabule de quinoa: uma rica e deliciosa fonte nutricional


Atualmente, é fácil encontrar no comércio diversos alimentos para acrescentarmos em nossa dieta e garantir a qualidade das nossas refeições. Hoje, iremos falar da quinoa e seus benefícios.

Este alimento contém aminoácidos essenciais, fibras, minerais tais como o ferro, potássio, zinco, cálcio e magnésio; proteínas de alto valor biológico; vitaminas do complexo B (B1,B2,B3), A, D e E. Ela pode até ser comparada a famosa dupla do arroz e feijão, pois apresenta em sua composição os aminoácidos lisina e metionina.

Inclui inúmeros benefícios, como: bom funcionamento do sistema nervoso central, ação antiinflamátoria e antioxidante, saúde dos olhos, prevenção de anemia, bom funcionamento do sistema muscular e imune, formação dos ossos e dentes, bom funcionamento do intestino, controlando a absorção de glicose e colesterol da dieta, e, também está envolvido com a qualidade do sono, pois é uma boa fonte de triptofano.

A nutricionista Dra. Deborah Masquio já falou sobre este alimento aqui no site também (veja aqui).

Assim, fica fácil de compreender o significado de acrescentarmos em nossa dieta este alimento, não esquecendo é claro de associar a hábitos de vida saudáveis. Por isso, vamos sugerir uma receita de tabule com a quinoa, em substituição ao trigo, ingrediente tradicional.

TABULE DE QUINOA

INGREDIENTES

½ xícara de chá de quinoa em grão
½ xícara de chá pepino em cubinhos
½ xícara de chá de tomates em cubinhos
½ xícara de chá de cebola em cubinhos
1 colher de café de sal
1 colher de sopa rasa de azeite de oliva
1 colher de chá de suco de limão

MODO DE PREPARO

Assim como o trigo, devemos hidratar a quinoa. Acrescente em uma panela, a quinoa, 1 copo de água e sal a gosto. Espere ferver por cerca de 10-15 minutos e certifique-se de que a mesma apresente uma textura macia. Escorra o conteúdo da panela, lave em água corrente e reserve.
Após esfriá-la, basta apenas misturar com os demais ingredientes da receita e, se deliciar com a preparação.

Dica: para não abusar no consumo de sal, utilize temperos naturais em suas preparações.

Brincando na cozinha: a quinoa pode se incorporada em outras preparações culinárias, tais como hambúrgueres caseiros e bolinhos assados, que tal experimentar ?


//Artigos relacionados