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Separamos para vocês dicas preciosas para uma vida saudável e um corpo real


Esses dias atrás fui dar uma palestra sobre Dietas da Moda e toda a “cultura” imposta pela Mídia e pessoas influentes. Em meio a ótimas discussões com alunos, hoje venho dar dicas reais dentro do padrão da normalidade para que você obtenha sucesso no seu corpo buscando saúde e, como consequência, adquirindo estética.

Primeiro quero dizer que é possível ter o corpo desejável com saúde, comer como uma pessoa normal, praticar os exercícios que gosta e ainda assim ser feliz com seu corpo. Acho um absurdo quem prega dietas mirabolantes, condena o carboidrato pela obesidade mórbida e rotula um único exercício como o poderoso! Gente, a vida não é assim, mas a sua cabeça é influenciável pelo visual, que, muitas vezes, não é o real. Pense nisto.

Hoje, o Kilorias separou para vocês dicas simples, fáceis e dentro do que de fato é bom e saudável, do que dá certo e você não viverá no efeito sanfona.

Mantenha o simples

Nós que somos Profissionais de saúde pensamos que vocês sabem sobre o mínimo para manterem-se saudáveis. Não é novidade que você deve evitar alimentos super processados e industrializados e manter uma alimentação saudável e com um repertório alimentar próximo do natural, fresco e pouco industrializado, ok?

Foque no relógio

Parece praxe, mas não vou cansar de falar. Tem gente que diz, e já vi muitos profissionais até dizendo, “coma quando sentir fome”. HA HA HA! Faz-me rir. Se eu comer quando sentir fome, vivo sem comer, porque não tenho fome! Fico dois dias seguidos sem comer. Pasmem. O mesmo serve para quem come muito! Se o profissional falar isto… Ele comerá de dois em dois minutos.

Bom, o padrão de comer de 3 em 3 horas ou até de 4 em 4 horas é eficaz para quem quer perder peso, ganhar massa magra e manter o estilo de vida saudável, ou seja, quase 100% da população. Você PRECISA ter 6 refeições no dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. As refeições mais calóricas são o café da manhã, almoço e janta, distribuído de acordo com suas necessidades calóricas diárias.

É balela quem fala para não comer carboidratos

Estou escrevendo este texto com TPM, então desconto meu nervosismo nesses temas absurdos, ao invés de descontar no meu marido!!! HAHAHA!

Meu Deus! Quem foi o SER que inventou que comer carboidratos faz mal??? Esses dias um paciente veio a mim e falou: “Não como carboidrato! É tudo gordura”. As pessoas tem o conceito de achar que carboidrato é gordura, deixa gordo. Gente: o carboidrato é uma das principais fontes de energia do nosso corpo.

Temos 2 tipos principais de carboidratos: o simples e o complexo. O simples é liberado muito rápido na corrente sanguínea e, por conta do pico de glicemia, o seu organismo libera insulina! O que é péssimo para você. Diferente do carboidrato complexo, que é liberado na corrente sanguínea de forma lenta e não tem o pico glicêmico. Ele faz muito bem. Você consegue sentir-se saciado, mantendo o metabolismo ativo por conta do seu funcionamento energético top. Viva sem carboidrato e não tenha energia para manter-se em pé. Balela quem fala em CARBO 0. Quero ver aguentar essas dietas loucas em uma vida. Tenho CERTEZA que na época da colheita e agricultura, a fonte de carboidratos e proteínas prevaleciam. Culpem os industrializados, não o carboidrato, ok?

Você deve ingerir de 4 a 6 porções por dia.

Aperfeiçoe suas porções

Divida seu prato em: 1/4 carboidratos complexos, um quarto de proteína magra e 1/2 legumes e/ou frutas.

Ingira gorduras saudáveis

“O consumo de gordura nunca esteve tão baixo e o índice de obesidade nunca esteve tão alto”. Fato não? E você ainda acha que a gordura também é seu problema?! Claro que não. Seus problemas são outros. Talvez seja falta de determinação, foco, ingerir alimentos mais do que deve, ingerir mais guloseimas do que deve, se autosabotar e deixar sua vontade tomar conta de você.

As gorduras insaturadas (em um geral), como o azeite de oliva e abacate, são ótimos para combater o processo inflamatório e flacidez abdominal. É necessário dosar e consultar um nutricionista para calcular suas necessidades diárias que pode ser de 1 a 3 porções.

Fibras sim!

Putz. Esses dias dei uma entrevista em um Programa e o entrevistador me perguntou sobre as barrinhas de cereais, o que eu achava etc. Eu respondi: “eu amo! Um ótimo coringa!”. E fui questionada sobre isto, porque, algumas, tem xarope de glicose que PODE SER um precursor de obesidade. Enfim, qualquer coisa pode ser precursora de obesidade desde potes de armazenamento e chupetas até uma batata. Acho um absurdo vilãnizarmos um produto pela obesidade mundial.

O que acontece é que as pessoas usam as palavras como regras e perdem seus ideais e conceitos. Eu mantenho os meus independente de MODA.

Outra opção são os alimentos ricos em fibras (frutas, legumes, cereais integrais) que faz com que você sinta-se saciado, diminua a ingestão total de calorias e melhore a digestão. Ingira de 25 a 35 gramas por dia.

Não se esqueça das proteínas!

A moda ainda não vilãnizou as proteínas, porque os coitados dos carboidratos, gorduras e fibras já foram bombardeados.

Por isto, inclua, sempre, uma porção de proteína magra (peixe, ovos e frango são ótimas fontes) em cada refeição para aumentar a queima de calorias, mantê-lo satisfeito e ajudar a construir a massa magra muscular.

Escreva sempre

Estudos mostram que manter um registro de tudo o que você come pode ajudá-lo a permanecer motivado, colocá-lo em sintonia com as necessidades do seu corpo e, assim, ajudá-lo a emagrecer.

Faça exercícios e mantenha-se ativo

Os exercícios devem ser realizados de acordo com SUAS necessidades e o que gosta. Não adianta olhar que aquela famosa faz um exercício que dá certo, faz o mesmo e fica pulando de galho em galho. Escolha o seu, faça sua base e, por fim, mantenha sua rotina.

Mantenha-se hidratado

Seu corpo pode, acidentalmente, interpretar a sede como fome, então sempre beba água de acordo com as suas necessidades!

As dicas são simples, práticas e reais. Leiam sempre e sigam, não para um dia, para sua vida.


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