Acessar App StoreAcessar Google Play

Para sua saúde: será que seguir blogueiros fitness é uma boa estratégia?


É importante demais estipularmos LIMITES dentro das profissões.

Desde sempre, todos querem dar pitacos sem ter a devido entendimento sobre aquele tema.

“Ai, que dor de cabeça”. “Tome um paracetamol”. Você sabia que uma cartela inteira de paracetamol tomada de uma só vez pode lhe render uma insuficiência hepática GRAVE??? Este medicamento é indicado por qualquer um, sem buscar devida orientação médica.

Qualquer medicamento é chamado de DROGA, porque, dependendo da dosagem pode virar um veneno. “Minha forte dor de cabeça pode melhorar ainda mais rápido com 2 comprimidos de dipirona ao invés de um”. Você sabia que com estas pequenas estratégias falhas e não efetivas você pode estar formulando um veneno???

Outro exemplo é “estou fazendo musculação, vou me encher de whey”. Mas você foi em uma nutricionista para saber se realmente precisa de mais proteínas do que consome?!

“Poxa, quero emagrecer, vou sair correndo pela rua.” “Você viu aquela menina que fez o treino AEJ (aeróbio em jejum) e está com um corpo demais?!”. Gente, para praticar exercícios em jejum precisa de orientação de um nutricionista, médico e educador físico e ser um atleta totalmente treinado para este fim, pelo contrário, você pode desmaiar no meio da rua e um carro te atropelar.

Um exemplo bem preocupante é o desta matéria que saiu no Jornal da BAND.

O que eu quero que entendam… É que como a internet é “terra de ninguém” e a supervisão dos nossos Conselhos (CREF, CREFITO, CRN, CRM etc) pelas mídias sociais é falha, você tem que tomar cuidado com as informações dadas! Por favor, repense nos seus valores, na sua saúde e o quanto que aquela pessoa se esforçou, leu e estudou para estar ali.

Primeiro quero falar com você, blogueiro fitness e blogueiro de saúde.

Te questiono: qual a sua formação?

Você sabe interpretar um artigo científico?

Você sabe o que aquele suplemento pode fazer com o corpo daquele leitor?

A pergunta principal que quero te fazer: você sabe qual o seu limite do que falar??? Do que escrever???

Você é muito importante, como MOTIVADOR, INCENTIVADOR e só. Você deve limitar-se a isto e evitar postar exercícios e alimentações intuitivas. Seus seguidores te admiram e vão te imitar. Você pode estar colocando a vida de uma pessoa que se espelha em você em risco. Reflita sobre isto.

Atendi 10 casos de pacientes que me procuraram com lesões por conta de indicações de Blogueiros Fitness sem formação.

Agora quero falar com você seguidor.

Quero que vocês entendam que há uma linha tênue entre: o incentivado e o incentivador. Você, como incentivado, tem que aprender a selecionar e filtrar as informações.

1- Aquele corpo da pessoa que sigo é real? Com tantos aplicativos hoje em dia é difícil acreditar piamente que o corpo daquela pessoa de fato é o mesmo da foto. Então, sempre fique com o pé atrás.

2- O corpo daquela pessoa é real, porque já vi. Mas eu te pergunto: a barriga dela é uma espécime? Gente… Quando falamos de corpo, é muito relativo. Cada um tem uma genética e resposta ao treino e alimentação. Porém, preciso enfatizar que tem MUITA gente trapaça. Sim… Tem MUITA gente que você acha que tem aquele corpão e toma mil e um anabolizantes esteróides para ficar daquela forma. Você tem certeza que aquele corpo exemplo é sua referência de vida saudável ou é uma vida que só foca na estética sem saúde?

3- As dicas devem ser dadas SOMENTE por profissionais da área de saúde (educadores físicos, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas etc). Se você gostou de uma exercício ou de um alimento que aquela blogueira indicou, por favor, para o seu bem, procure orientação de um profissional da área.

4- Você pode seguir pessoas fitness que não são formadas, porém use-as como MOTIVAÇÃO. Exemplo: “Nossa, esta pessoa já treinou e eu ainda estou aqui de pijama!”

5- Comece olhar mais para você e sua vida, do que ficar olhando, sentado, a vida do outro. A partir do momento que você começa a pensar: “o que eu preciso?”, “meu excesso de peso está me deixando com dores”, “estou triste”; procure um profissional que te orientará da melhor forma e ajudará a elaborar com você estratégias de rotina, ok?!

São simples dicas que podem melhorar sua visão de filtrar a informação.

Vale lembrar que todas as dicas dadas aqui no Kilorias são escritas por profissionais da área e, mesmo assim, é necessário procurar um profissional que elabore uma estratégia de acordo com suas necessidades!!!


//Artigos relacionados