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Opinião: ser magra não significa, necessariamente, ser saudável…


O que para você é ser saudável? Será que ser magra (o), nova (o), definida (o) significa, ao pé da letra, ser saudável?!

Deparei-me com um exemplo demais. Um senhor, com seus quase 70 anos, um pouco acima do peso, porém com uma dieta adequada e um estilo de vida ativo, dentro do estipulado para um senhor de 70 anos; e um homem, beirando seus 39 anos, praticamente um atleta (sem nenhum tipo de orientação), com peso dentro da curva, fortinho, vivendo em dieta restritiva e todos os hábitos que, para ele, colocaria-o dentro da curva do muso fitness lifestyle. Os dois foram ao laboratório fazer exames de rotina e acreditem vocês, o senhor estava com tudo encima e o cara de 39 anos com grande parte dos parâmetros alterados.

A visão sobre a saudabilidade está bem distorcida. É meia galera apontando o dedo para dizer o que você é e a outra meia galera apontando o dedo para dizer o que você deve se tornar.

Ser magra, nova, velha, gordinha, com culotes, com celulites só deixa de ser saudável quando chegamos em dois pontos:

  1. Ou você está com algum problema de saúde, que pode comprometer-te de alguma forma ou em algum momento da sua vida;
  2. Ou não está sentindo-se bem com você mesma.

Não existe um certo ou errado. O que a mídia impõem parece ser lindo e maravilho, mas, muitas vezes, por trás de mulheres lindas, magras, definidas, há uma série de apelações para medicamentos, estratégias não saudáveis, que pode ser você uma candidata bem mais saudável que uma menina aparentemente magra e definida. Ser saudável não é proporcional ao que se vê, afinal, a pessoa pode ter uma depressão extrema e ser uma linda modelo fotográfica ou ter todas os exames de rotina perfeitos e ser aparentemente cheinha.

Você quer perder 10 quilos em uma semana? Ou quer cortar carboidratos e gorduras sem orientação? Ou fazer jejum? Ou tomar anabolizantes esteróides? Ou sair correndo que nem uma louca sem o mínimo de bom senso do quanto deve fazer para ter SAÚDE? Pode ter certeza que você parecerá saudável por fora, mas por dentro estará toda cagad*. Agora você vem e me fala que esta tudo ok com você… Vamos conversar daqui há 10 anos para um check-up???

O equilíbrio e bom senso é sempre a melhor forma de TENTAR não errar e, mesmo assim, você pode ser influenciado pela sua genética ou mesmo pelas pegadinhas que temos em alguns alimentos que dizem ser saudáveis e não são.

Vou dar algumas dicas que, podem parecer óbvias, mas, neste contexto, pode mudar a forma com que se interpreta:

  • Faça, sempre, exames de rotina e passe por consultas no seu médico para observar se está tudo bem com a sua saúde.
  • A sua alimentação não pode ser chata, muito menos sem sabor para ser uma alimentação adequada. Você precisa focar nas porções, comer de 3 em 3 horas, beber muitos líquidos, comer uma variedade de frutas e verduras e não cair na perdição das repetições.
  • Exercícios são sempre pontos positivos, mas na quantidade certa. De menos não ajuda e demais pode atrapalhar. Sempre mantenha uma média de, no máximo, 1 hora de exercício por dia, dependendo das suas necessidades e intensidade de treino. Siga as instruções do seu Professor de Educação Física.
  • Não aponte o dedo para uma gordinha, velhinha, uma mulher com celulites, porque o cuspe pode cair na sua testa, já que você não sabe o quanto ela é mais saudável que você.
  • Dito tudo isto, daí chegamos na parte estética. Se, mesmo estando bem de saúde, te incomoda ter celulites, culotes, flancos, estar um pouco cheinha ou magra demais, daí chegamos na saúde mental. Você está insatisfeita com seu corpo?! Então é legal se cuidar para melhorar sua estima!
  • Agora, se esta bem de saúdes e com você mesma, acho demais assumir a sua felicidade e continuar se alimentando adequadamente, fazendo exames de rotina e praticando atividades físicas.

Ser saudável independente de ser magrinha ou cheinha. Ser saudável é como você leva a sua vida. Ser saudável é como você está além da sua aparência. Ser saudável é estar bem com você. Ser saudável é encontrar a sua identidade.

Nunca descarte os exames de rotina, atividades físicas e alimentação adequada.


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