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O que é melhor: uma caminhada longa ou uma subida rápida de escada?


Eu posso falar que estou “viciada” (vício bom) em subir escadas. Moro no décimo quarto andar e sempre subo e desço pelas escadas… Sempre tive o hábito.

Tenho um super problema de tédio em equipamentos cardio. Sinto que o tempo não passa e vejo sempre alternativas para que o tempo passe ainda mais rápido (sem que eu perceba). Com as novidades veio o simulador de escadas. No começo eu não suportava, achava difícil, não conseguia ficar 5 minutos. Insisti e, hoje, consigo ficar 30 minutos (e até mais se deixar) e subo cerca de 149 andares. Emagreci muitooooooooo e saio PINGANDO de suor!

Vídeo na escada

Esta pergunta que fiz parece óbvia e besta. É claro que subir escada você recruta bem mais do seu metabolismo (quando pensamento em emagrecimento e condicionamento). Mas o que eu quero que vocês entendam com este post é que você pode otimizar seu tempo fazendo um exercício na escada. Para terem uma ideia você consegue queimar 2 vezes mais calorias por minuto quando comparado a uma caminhada. A intensidade adicional que você necessita subindo escadas também aumenta o seu condicionamento cardiovascular de forma mais eficaz, além de conquistar um fortalecimento lindo das pernocas, melhorar o equilíbrio e reduzir suas medidas indesejadas.

Com o tempo, se você aumentar a intensidade da subida (exemplo: subir um andar rápido, outro andar de dois em dois degraus) você consegue modificar os estímulos e sempre ter uma nova adaptação.

A caminhada é ótima para quem quer começar e manter-se ativo, mas quando falamos em perder peso temos que pensar em estímulos maiores… A escada é uma boa opção e qualquer 10 minutos faz muita diferença.

Vale lembrar que é necessário orientação profissional para ajustar seu movimento, carga e não deixar você sobrecarregar seu corpo e também passar por uma avaliação médica para ter certeza que não tenha nenhum problema articular, cardiovascular etc que possa comprometer seu exercício e bem estar.  


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