Acessar App StoreAcessar Google Play

Liberação miofascial: reduz as dores, alinha a postura e melhora o movimento

Técnica com auxílio de Foam Roller

A liberação miofascial é um assunto super na moda hoje em dia, mas é uma prática bem antiga. Os primeiros registros sobre a manipulação corporal terapêutica datam de mais de 5 mil anos, mas acredita-se que esse tipo de prática tenha começado muitos séculos antes disso, quase tão antiga quanto a humanidade.

Sistema Miofascial

O sistema miofascial é formado pelo conjunto dos tecidos fibrosos presentes no organismo, como tendões, ligamentos, fáscias e aponeuroses.

Captura de Tela 2016-04-20 às 20.29.02

As fáscias por muito tempo foram consideradas apenas como revestimento dos músculos, mas suas propriedades vão muito além disso. Ela é uma das responsáveis pelo movimento humano pois constitui uma rede que une e influencia todos os segmentos do corpo. Para cada movimento visível do corpo há vários “invisíveis” dentro dele: músculos, ossos, ligamentos, fáscias, tendões e até os órgãos, que devem ser capazes de moverem-se uns sobre os outros.

Captura de Tela 2016-04-20 às 20.45.23

A liberação miofascial é uma técnica manual, ou com auxílio de equipamentos, que reconhece e libera restrições, gerando fluidez e reduzindo as aderências, melhorando assim a mobilidade geral, tratando o músculo esquelético, desenvolvendo maior liberdade e organização dos gestos, diminuindo dores, alinhando a postura, enfim, gerando saúde e qualidade de movimento.

A técnica manual é a técnica mais eficaz.
A técnica manual é a técnica mais eficaz.
Técnica com auxílio de Foam Roller
Técnica com auxílio de Foam Roller.

Os equipamentos utilizados para a liberação miofascial podem ser: foam roller, bola de tênis, lacrosse e stick. Vale lembrar que não é só pegar o equipamento e sair fazendo o movimento, é necessário devida orientação profissional já que, com estes equipamentos, geralmente, o alinhamento postural fica errado, podendo sobrecarregar os músculos e/ou articulações de apoio. A colocação inadequada pode levar a fadiga excessiva da musculatura de suporte e pressão excessiva sobre a área, reduzindo, assim, os benefícios do método.

Para a liberação miofascial não é necessário chegar no limite da dor e desconforto pois, quando as pessoas realizam sem orientação, acabam passando do ponto.

Fique por dentro dos nossos posts semanais sobre este tema. Até quarta que vem!!!


//Artigos relacionados