Acessar App StoreAcessar Google Play

Eu testei! Qual é o melhor: fitbit ou apple watch?


São tantas bands, trackers de atividade física e acessórios mega tecnológicos que ficamos extremamente perdidos na hora de fazer um investimento (com o dólar mais de 4 reais, fica difícil não colocar várias vertentes na balança).

Durante 1 mês venho “testando” meus dois trackers: FitBit (Charge, HR e Surge. O Flex não está aqui porque não tem função de relógio e não tem como comparar com o Apple Watch) e Apple Watch. Meu testando está com aspas mesmo, porque, antes que me joguem mil pedras, eu não fiz nada em ambiente controlado de laboratório, ok?! Aqui são sugestões MINHAS de observações de vários quesitos, como monitoramento fitness, de atividades diárias e frequência cardíaca, design, preço, tempo de bateria e afins.

Trackers de Atividade Física | Fitness

1
FitBit X Apple Watch

 

Quando falamos em estilo de vida ativo não significa, necessariamente, que você está só, e somente, na academia o “dia todo” fazendo exercícios físicos e sim estipular metas de ficar menos horas por dia sentado, usar menos o carro, subir mais de escada ao invés de usar o elevador. Ser ativo significa desfrutar de benefícios para saúde física e mental que sempre citamos aqui no Kilorias.

Ambos trackers aqui comparados, mostram quantos passos deu por dia, qual distância percorreu e, usando como base seu peso | gênero | estatura (que eles pedem logo ao começar o uso dos dispositivos), há um resultado estimado de calorias perdidas.

Estes dados ajudam a expressar se é uma pessoa que tem um estilo de vida ativo ou sedentário. Enfatizo aqui que estilo de vida ativo é totalmente diferente de praticantes de exercícios físicos, isto porque você pode realizar treinos rotineiros, porém, ter uma rotina de trabalho totalmente sedentária. O importante é sempre focar em treinos + estilo de vida ativo, ok?

Neste quesito gosto de ambos. Acredito que temos que ver as bands como uma ferramenta a mais, principalmente, motivacional. Claro que nada vai ser tão pontual e objetivo como um teste ergoespiromético e testes laboratoriais (em ambientes controlados). O que gosto destes equipamentos é a possibilidade de colocar metas, comparar seu histórico e jogar na sua cara quando sua meta não foi atingida HAHAHA!

As pulseiras de Fitbit mais carinhas contam também com um altímetro. A influência deste fator é super válida, já que com a interferência da altitude pode ser um dificultador da atividade.

Falando somente de Fitness o Fitbit é perfeito. Porém, o Apple Watch tem, além da função Exercício (que monitora seu exercício pela frequência cardíaca), a função Atividade, que reporta sua rotina diária, movimento, horas em pé (ele me pede o dia todo para ficar em pé) e as calorias perdidas. Todos estes dados, tanto Fitbit quanto Apple Watch, podem ser compartilhados para o celular.

Esta função atividade do Apple Watch tem o papel de fazer com que mantenha-se cada vez mais ativo. Sempre fico triste que não consigo cumprir a meta de exercício, mas, como não quero que fiquem tristes também, o Exercício é definido pela frequência cardíaca. Enfim, se fizer uma caminhada devagar ou mesmo um exercício que exija pouco dos seus batimentos cardíacos, esqueça que você não vai aumentar seu anelzinho verde. Mas fique tranquilo. Se você faz exercícios combinados, como eu, que sempre combino musculação com o aeróbio, o Apple Watch é capaz de aprender seus hábitos, rotina e sempre exigirá mais e mais de você.

App Apple Watch.
App Apple Watch.
App FitBit.
App FitBit.

Frequência Cardíaca

O Apple Watch, o Fitbit Charge HR e o Surge emitem uma luz  de LED verde na parte de baixo da pulseira (fotopletismografia) que é capaz de aferir o ritmo cardíaco a partir do volume de sangue. Quando seu coração bate, seus capilares dilatam e contraem a medida que o volume sanguíneo é alterado. O sangue absorve a luz verde e, quanto maior seu batimento cardíaco, maior a absorção da luz de LED.

O Fitbit é capaz de armazenar os dados da frequência em um intervalo de 1 segundo e 5 segundos durante o exercício. Já o Apple Watch verifica seus batimentos cardíacos de 10 em 10 minutos durante todo o dia. Quando o aplicativo Workout está ligado, ele também mensura a frequência continuamente.

Alguns estudos realizados nos EUA (US Consumer Reports) mostraram que não há diferença significativa entre a avaliação de frequência do Apple Watch quando comparado a um monitor cardíaco.

Contagem de calorias

Para perder peso, tão importante quanto pensar se a fonte alimentar vem de carboidratos e gorduras, é necessário contar calorias. As calorias perdidas são essenciais para o processo de emagrecimento, assim como as calorias ingeridas (que é o famoso balanço energético | relação entre gasto calórico e consumo).

O Apple Watch utiliza dados de movimentação diária e frequência cardíaca para determinar as calorias perdidas. Ao longo do tempo de uso, esta contagem de calorias fica mais precisa, pois o relógio “aprende” seus hábitos.

Já o Fitbit estima a quantidade de calorias perdidas com base na taxa metabólica basal, que leva em consideração fatores como a altura, peso, idade e gênero, dividindo suas calorias perdidas somente pelo simples fato de pensar e calorias queimadas durante a atividade física. Além do mais, o Fitbit permite que coloque seu recordatório alimentar e calorias ingeridas (tem que ter um pouco de paciência) fazendo o balanço energético devido. Não digo preciso, pois você pode “burlar” o processo.

Monitor de sono

Sempre digo aqui no Kilorias sobre a importância do sono para qualidade de vida, melhora de performance e resultados no treinamento, enfim, estratégias gerais de saúde. O sono não significa, somente, deitar e dormir, e sim qual é a qualidade deste descanso. Não adianta nada dormir 12 horas por dia (que exagero… HAHAHA), se aproveita somente 1 hora deste sono. O sono deve ser controlado, observado e dado seu devido valor, para que não leve a patologias mais sérias.

O Apple Watch você costuma usar durante o dia, para que suas atividades diárias e exercício físico sejam controladas. Durante a noite, você precisa colocar para carregar. Então esqueça desta função.

Já no Fitbit, acho demais esta função. Quando deitar para dormir é necessário avisá-lo, dando três toques em sua tela. Gosto de deixar meu Fitbit no modo sensível que ele é capaz de relatar, por meio de um gráfico, se ficou inquieto durante a noite, quando realmente pegou no sono, se em algum momento levantou e acordou. Ele também é capaz de gravar cada movimento. O Fitbit ganha mil pontos neste aspecto.

Prova d’água

Esta função conta muitos pontos para mim… Muitos pontos MESMO.

A Apple Watch e o Fitbit são resistentes à água, isto significa que você não pode fazer um treino de natação na piscina, só “aguentando” suor, respingos de chuva (corridas na rua), mas não suportando a submersão. Mas não se desespere, estes dispositivos suportam a exposição acidental à água de até um metro, não mais que isto, durante, NO MÁXIMO, 30 minutos.

Chorei! Se quiser um a prova d’água, procure um polar, suunto, garmin… … …

GPS | Bereguedégues

Diferente do Fitbit, o Apple Watch não tem um GPS “acoplado” e sim compartilha o GPS do iPhone. Se você for correr pela rua, por exemplo, terá que levar seu iPhone no bolso. Se você é aquela pessoa que quer se desligar do mundo na hora da sua corrida de rua, a melhor opção é o Fitbit, porque você deixa o celular em casa, vai correr de boa e a precisão do GPS é bem top. Se você não ligar e quiser ficar com o celular na pochete (HAHAHA) o Apple Watch é uma ótima opção por mandar alertas de mensagens, whatsapp e notificações via relógio. Além disto você pode atender as ligações com seu Apple Watch sem tirar o celular do bolso, mas é necessário um fone Bluetooth para ouvir a voz do seu amigo (se não a rua inteira vai te achar um louco de ficar com o ouvido no relógio). Uma outra função legal que o Fitbit não tem é o armazenamento de 2 gigas de músicas no seu Apple Watch. Gosto muito!

Estilo

Para quem gosta de estilo, não vale nem a pena discutir beleza. O Apple Watch é lindo e dá para você trocar as pulseiras. Enfim… Gosto é gosto.

Bateria

A bateria do Apple Watch dura muito menos que a do Fitbit. Enquanto o Apple Watch dura cerca de 18 horas, o Fitbit pode durar até 10 dias…

Preço

Não vou discutir em real, porque cada hora o valor do dólar está um! Prefiro falar em dólar… O valor do Apple Watch menor (38 mm) é cerca de 299 dólares, já o maior (42 mm) é de 339 dólares. O de ouro já falaram que vai chegar ao Brasil por 140 mil, o que eu ri, porque você pode ser roubado e ter comprado em real, sendo que em dólares está 13500. Brincadeira né?! Só rindo.

Já o Fitbit começam em 79,99 dólares (o Flex). O Fitbit Charge custa em média 99,99 dólares; o HR 119,99 dólares e o Surge 199,99 dólares. É bem mais barato que o Apple Watch.

O que eu prefiro…

Eu amo meu Apple Watch. Acho ele lindo, cheio de estilo, gosto de ver os mega gráficos coloridos que ele disponibiliza. Porém, em precisão e treino hard prefiro o FitBit.

Outro ponto… Para usar no dia a dia prefiro meu Apple Watch (até em treinos indoor), pois a funcionalidade dele é bem maior que o Fitbit. Treinos outdoor e para aferir padrões do sono prefiro o Fitbit.

Amo os dois. Acredito que a Apple sempre é cheia de surpresas e logo logo chega com novidades, afinal, está é a primeira versão.