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Sem desespero: dicas para saber o seu peso real. Confira aqui!


Sempre me perguntam qual o peso real e qual consideramos.

Sugiro que tenha uma balança em casa REGULADA e faça a pesagem 1 vez na semana na parte da manhã e com o mínimo de roupa possível.

O que é legal você saber é que, quando estamos em uma dieta e academia, você pode aumentar ou ficar com o mesmo peso, pois os músculos pesam o mesmo que a gordura, afinal, 1 quilo de músculos é igual a 1 quilo de gordura assim como um quilo de pena é igual a um quilo de chumbo.

Depois de uma rotina empregada, você pode realizar a bioimpedância ou avaliação de pregas cutâneas para determinação de composição corporal com um nutricionista, médico ou um educador físico.

O importante é atentar-se:

❗️Pese sempre na mesma balança.

❗️De preferência na parte da manhã.

❗️ Use também como referência as suas roupas. Se estão mais larguinhas ou seu corpo está mais bonito e esta com o mesmo peso, você pode estar melhorando o percentual de massa magra. Procure um nutri para avaliar sua composição corporal.

❗️Considere diferenças a partir de meio a um quilo, pois se comeu qualquer comidinha ou bebeu uma garrafinha de água de 300 ml (para ter uma idéia) pode lhe render 300 gramas a mais.

❗️Algum determinado dia o peso da balança pode não ser o real, pois dependemos do ciclo menstrual, alimentos ingeridos, problemas no sistema digestório (*pela mudança de nomenclatura em 2000, digestivo virou digestório; rótula virou patela; amígdalas virou tonsilas palatinas), pesar depois de treinos de hipertrofia ou de uma suadeira. Por isto, é indicado pesar de manhã, ao acordar, antes do café.

❗️O mínimo de roupas possível é sempre válido.

E aí? Quais suas estratégias para pesar na balança???


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