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Dicas de alimentação e higiene para aproveitar o carnaval com energia e saúde


O carnaval está aí e com ele muitos foliões se preparando para aproveitar o feriadão com muita festa. Mas para que se tenha pique para pular o carnaval todos os dias, a realização de uma alimentação equilibrada é essencial para você aproveitar ao máximo e com saúde esses dias, independente se você vai ao clube, desfilar na avenida, no carnaval de rua, seguir o trio elétrico ou até mesmo ir curtir o feriadão na praia. Uma alimentação adequada nas refeições e no intervalo entre elas vai te ajudar a ter energia suficiente para aproveitar ao máximo todos os dias, sem ficar de ressaca e indisposto.

  • É fundamental que você se alimente a cada 3 horas. Não passe muito mais tempo sem se alimentar. Afinal são os alimentos que fornecem a energia necessária ao nosso organismo, para que você sinta-se disposto nas horas de folia.
  • No café da manhã, faça uma refeição reforçada e saudável, que contenha frutas, pães integrais ou granola, leites e derivados.
  • No almoço e no jantar, garanta o consumo de verduras e legumes, pois são alimentos de fácil digestão, fontes de fibras, vitaminas e minerais.
  • Faça refeições leves à base de carboidratos integrais (pães integrais, granola, arroz integral).
  • Evite refeições pesadas, frituras e comidas gordurosas no almoço e no jantar, pois geralmente podem causar desconforto abdominal e gerar indisposição, o que prejudica o folião que planejou seguir o trio elétrico ou desfilar na avenida.
  • Caso fique muito tempo fora de casa, não deixe de se alimentar neste período. Barrinha de cereal e frutas são opções fáceis de serem transportadas na bolsa. Por isso, não hesite em deixar uma fruta de sua preferencia na sua bolsa. Escolha as frutas mais firmes que não são amassadas facilmente, como maçã, ameixa, pêra, nectarina, etc…
  • Beba bastante líquidos ao longo do dia: água, água de coco e sucos naturais auxiliam na hidratação. Para aqueles que estarão expostos ao sol, redobre a atenção quanto a esta dica. Afinal no verão e no carnaval transpiramos mais, e essa combinação aumenta riscos de desidratação. Portanto cuidado para não se desidratar.
  • Se consumir bebidas alcoólicas, não deixe de ingerir outros líquidos também (como água, água de coco e suco natural) e consumir alimentos, a fim de evitar que a ressaca te pegue e comprometa os próximos dias de carnaval. Lembre-se que se ingerir bebidas alcoólicas, NÃO DIRIJA!
  • O açaí é um alimento interessante para ser consumido nesta época do ano, pois por apresentar elevado valor energético, fornece energia aos foliões e repõem as energias perdidas. Mas atenção, o açaí por si só já é considerado um alimento hipercalórico, portanto prefira consumí-lo com frutas. Evite a adição de doces, chocolates, leite condensando e demais carboidratos refinados. Não se esqueça que a ingestão excessiva desse alimento pode favorecer o aumento de peso.
  • Na quarta-feira após o carnaval, retome a sua alimentação habitual. Consuma alimentos leves no almoço e no jantar, consuma peixes, carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas, frangos sem pele. Consuma um prato de salada com bastante variedade e bem colorido. Isso irá contribuir com o consumo de micronutrientes, importantes para o bom funcionamento do metabolismo.

Dicas de higiene

Preste atenção com a comida de rua, principalmente para quem pretende curtir o carnaval em praias e cidades que ainda não conhece. Quando vamos a um lugar culturalmente diferente do nosso, temos o ímpeto de querer comer tudo que a nova cidade pode oferecer de diferente. Porém, alimentos sem a qualidade higiênico-sanitária adequada podem levar a problemas intestinais e acabar com seu carnaval. Observe atentamente o manipulador de alimentos, suas condutas e o local em que ele trabalha. Ai vão algumas dicas:

  • Veja se o manipulador lava as mãos com frequência e não fica falando, cantando ou assoviando enquanto manipula o alimento.
  • A pessoa que prepara alimentos não deve ser a mesma que recebe o dinheiro, pois o contato com dinheiro pode levar a contaminação do alimento.
  • Veja se o alimento, antes de preparado, estava sob refrigeração, principalmente as carnes e alimentos à base de carnes (como coxinhas, recheios de pastel, porções etc.).
  • Observe os arredores do local de venda de alimentos. Se há muita sujeira por fora, possivelmente há muita sujeira dentro do local.
  • Água de coco é muito bom para hidratação, porém atente se o coco vem limpo e as condições de higiene do local, pois este alimento pode também veicular microrganismos.
  • Lanches naturais geralmente possuem maionese, alimento altamente perecível. Caso o sanduíche não esteja sob refrigeração, não consuma.

O carnaval é uma época de diversão, porém fique atento para não acabar com ele e chegar na “quarta-feira de cinzas” antes da hora. Lembrem-se sempre, de não abusar no consumo de bebidas alcóolicas e em hipótese alguma dirigir após beber. Durma adequadamente, o sono é essencial para que possa aproveitar o carnaval e manter o bom humor e faça sexo apenas com proteção!

De resto… É só aproveitar.


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