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Burpee: coordenação, resistência e condicionamento


Com a chegada de algumas metodologias de treinamento e com uma crescente popularização e atraindo muitos adeptos no Brasil, os treinamentos ditos funcionais nos “presentiou” com um dos mais terríveis exercícios de peso corporal o Burpee.

Não tem meio termo com ele, ou você ama de paixão ou vai odiá-lo!!! De qualquer maneira é um exercício de corpo inteiro muito usado para testes de aptidão física (coordenação e resistência) e hoje muito incluído nos programas de condicionamento físico em geral. Por curiosidade comecei a pesquisar para saber quem teve a ideia de criar um exercício tão completo.

De acordo com o Oxford Dictionaries Online, o exercício foi nomeado em 1930 pelo fisiologista americano Royal H. Burpee , que desenvolveu o teste burpee. Ele ganhou um PhD em fisiologia aplicada pela Universidade de Columbia em 1940 e criou o exercício “burpee” como parte de sua tese de doutorado como uma maneira rápida e simples para avaliar a aptidão física. O New York Times publicou um artigo em 1959, afirmando que o Burpee tornou-se um exercício popular e teste de aptidão pela Marinha e Exército dos EUA como uma forma de avaliar e melhorar os níveis de aptidão de recrutas quando os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial.

Outra curiosidade é o recorde mundial : Em 17 de maio de 2014, em Greenwood, SC, Cameron Dorn quebrou o recorde mundial do burpee realizados em 12 horas, com 5.657 registrado no Guinness World Records.

Segue os passos para a execução do exercício

– O exercício inicia-se de pé.

– Agache até apoiar mãos no chão.

– Jogue os pés juntos para trás, estendendo os joelhos até a posição em prancha.

– Realize uma flexão de braços.

– Retorne os pés até a posição de agachamento.

– Levante-se realizando no final um salto vertical com os braços estendidos.

Obs: Não saiam por ai realizando burpees sem a orientação de um Profissional de Educação Física. Por ser um exercício de alta demanda neuromuscular e cardiovascular toda a orientação fará a diferença para obter os benefícios desse exercício.

Bons treinos. “Aqui o treino é levado a sério!”

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Burpee

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