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Aproveite, ao máximo, o seu exercício de abdômen com algumas dicas


O fato é que, uma grande maioria, procuram iniciar uma atividade física, já sonham com aquele abdômen sarado, definido, rasgado, saltado, abdomens como de celebridades são desejos de alguns não é verdade?! Mas para atingirmos todos os grupos musculares que compõem o grupo precisamos nos dedicar, e saber qual o melhor método ou estratégia para chegarmos em um resultado satisfatório.

Queima de gordura

Antes de dar a dica da melhor estratégia, já quero deixar claro que exercícios abdominais NÃO queimam gordura localizada. Ao realizar exercícios para o reto abdominal, oblíquo, oblíquo interno e transverso, eles contribuem de uma forma geral na queima de gordura. Portanto, a ideia de realizar seja qual for o exercício, há demanda energética geral, não sendo específico do exercício executado.

Realizar todos os dias

Soube através de um post que o Christiano Ronaldo faz 3.000 abdominais todos os dias, ou seja, posso fazer exercícios abdominais todos os dias? Não! A recuperação da estrutura abdominal é igual a todas, dependendo do estímulo e isso considerando o volume e intensidade, a recuperação deve ser 24h | 36h | 48h | 72h. Veja bem, isso DEPENDE da intensidade levando em consideração um treino bem elaborado, não tem a menor necessidade de treinar todos os dias.

A divisão do exercício

Um dia oblíquo outro dia reto, outro dia infra, outro dia sorvete de flocos… Enfim, posso dividir o treino e fazer abdômen todos os dias já que temos essa divisão!? Eu, particularmente, não gosto muito, uma vez que, quando você faz o reto abdominal, automaticamente o oblíquo é ativado e outros grupos que compõem o mesmo, não havendo a necessidade de divisão da estrutura .

Estabilidade do corpo

Além da parte estética temos que considerar que o abdômen tem um papel importantíssimo na manutenção e postura do corpo humano. Ele é considerado um dos músculos mais importantes na anatomia (centro), isso porque a coluna vertebral consegue se manter preservada e estabilizada, diminuindo a sobrecarga na coluna sobre a região lombar.

“Qual é o melhor treino? Qual é o volume? Qual a Intensidade?”

Resposta: Pergunte para o professor. Mas já adianto um treino bem elaborado com volume baixo e intensidade alta, com um dia ou dois de descanso já são suficientes. Gosto muito da ideia de três ou quatro exercícios pesados com carga alta. Se você faz abdominais todos os dias acredito muito que sua intensidade esteja baixa e também posso te convidar para tomar um café comigo porque você está cheio(a) de tempo.