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Almoço e jantar: o que colocar no prato?


Dando continuidade as dicas para cada refeição do dia, chegou a vez de falarmos do almoço e do jantar. Estas refeições são consideradas as principais refeições do dia, portanto, isso significa que uma atenção especial deve ser dada aos alimentos que serão incluídos nela.

Devem ser completas, ou seja, diversos grupos de alimentos devem ser inseridos. O ideal para pessoas saudáveis é que contenha fontes de carboidratos, proteínas, leguminosas, verduras e legumes. Para compor esta refeição de forma saudável e com equilíbrio, confira algumas recomendações e contra-indicações para se ter uma refeição com qualidade nutricional:

Veja como montar seu prato, com algumas opções de cada grupo alimentar:

– Carboidratos: arroz integral, arroz cateto integral, arroz vermelho, arroz negro, batata, batata doce, inhame e mandioca.

– Fonte de proteína: carnes magras, frango, peixes e ovos.

– Leguminosas: lentilha, feijão carioca, feijão azuki, feijão preto, feijão de corda e grão de bico.

– Saladas: verduras e legumes coloridos e variados.

– Tempero para salada: azeite de oliva extra-virgem, óleo de abacate, óleo de linhaça, óleo de chia.

– Frutas: as frutas in natura podem ser incorporadas após a refeição ou como  acompanhamento da salada. O abacaxi e o mamão contem enzimas (bromelina e papaína) que auxiliam no processo digestivo das proteínas.

Toque especial: sementes de chia e linhaça na salada, no feijão, no arroz ou em qualquer preparação aumenta o conteúdo de fibras e ômega 3 da refeição.

 


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