Acessar App StoreAcessar Google Play

A ordem do fator altera o produto: por que a sobremesa vem depois do salgado?

Composition with tasty apple chips and cinnamon on wooden table

A sobremesa é sempre uma tentação, principalmente para aquelas pessoas que estão seguindo dieta e querendo reduzir alguns quilinhos na balança. De fato, as guloseimas fornecem calorias extras, açúcares e gorduras, o que pode atrapalhar o processo de emagrecimento.

Entretanto, defendo a ideia de que é melhor comer uma pequena porção de sobremesa em um dia da semana selecionado, do que se privar totalmente e atacar a geladeira sem conseguir se controlar. O segredo é a moderação. Saber lidar com a compulsão e o desejo de se comer doce é uma das estratégias que devem ser trabalhadas em um processo de reeducação alimentar e emagrecimento.

O horário mais adequado para se consumir um doce ou sobremesa é após uma refeição, principalmente após almoço ou jantar, e não quando bate a vontade. Isso porque os nutrientes, como as fibras presentes nas refeições, podem diminuir a absorção de carboidratos e gorduras no intestino. Por outro lado, se você opta por consumir um doce longe das refeições, o açúcar será mais facilmente absorvido e será um estímulo potente para liberação de insulina. Assim, nesta condição ocorre um pico maior de glicose e insulina no sangue, favorecendo o acúmulo de gordura no corpo e mais vontade de se comer doce.

Também temos que pensar que consumir a sobremesa após as refeições favorece uma menor ingestão da mesma, afinal o seu estômago já está cheio dos alimentos ingeridos anteriormente, ao contrário do que ocorre quando se está de estomago vâzio, e a vontade de ingerir mais volume é maior.

Controlar o tamanho da porção é outro aspecto importante para conseguir manter o corpo em forma. Mesmo que um dia seja selecionado para consumir o doce, não deve ser consumido à vontade. Tente saborear cada garfada ou mordida, mastigando muito bem cada pedaço.

Considerando a qualidade, existem aqueles alimentos que são mais saudáveis do que os outros, por isso opte sempre por sobremesas que tenham menor quantidade de açúcar e gorduras. As opções preferidas pelas nutricionistas são: frutas frescas, chocolate com maior teor de cacau 70% ou mais (para quem está SEM açúcar pode o chocolate com sucralose), gelatinas naturais, bananinha sem açúcar e picolés de frutas sem açúcar.

Segue uma dica deliciosa de um Chips de Maçã pela nutricionista Dra. Lívia Tissot:

CHIPS DE MAÇÃS

INGREDIENTES

3 maçãs com as cascas

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno em 110º por uns 15 minutos.

Lave e seque as maçãs com a casca e fatie-as em lâminas bem fininhas, desprezando os cabinhos e as sementes. Ajeite as lâminas de maçã numa assadeira não permitindo que as fatias fiquem umas sobre as outras.

Leve ao forno por 1 hora em 110º C. Depois desligue o forno, vire todas as fatias de maçã e deixe esfriarem lá dentro com a porta parcialmente aberta.

Quando estiverem completamente frias, armazene em potes com tampa ou de fechamento hermético.

Estes chips de maçã tem validade de até 3 dias. Rende 3 porções.

 

 


//Artigos relacionados