A importância dos treinos em uma assessoria esportiva

Hoje quero chamar a atenção de vocês para a seguinte questão: no post anterior eu disse “…por ser uma forma conveniente e acessível de exercício o número de pessoas que corre no mundo só aumenta.”

Isso parece ser apenas um ponto positivo para a corrida, porém este aumento “descontrolado” de praticantes nos leva a um novo problema, a falta de orientação para a prática segura da modalidade. Por isso trago aqui um texto escrito a algum tempo pelo meu técnico e head-coach da Carla Moreno Team sobre este assunto. Apreciem a leitura.

“Como profissionais de educação física, entendemos a necessidade e recomendamos as pessoas para que treinem orientadas por um profissional capacitado a qual confiem sua saúde, objetivos e até mesmo sonhos. Mas cabe aqui a pergunta, qual a importância e relevância de estar em um grupo de treinamento e/ou uma assessoria esportiva?

É de conhecimento geral que para a prática de uma atividade física basta ter força de vontade para começar e disciplina para dar continuidade aos treinos. Porém, alguns fatores relevantes nos afastam normalmente dos hábitos esportivos regulares e saudáveis, são eles: falta de orientação de um profissional de educação física; falta de objetivos viáveis para seu nível de condicionamento atual; baixa motivação por treinar sozinho; inadequação de uma rotina organizada para as atividades; falta de um local adequado para a prática esportiva escolhida; surgimento de lesões; dentre outros.

Sem perceber, qualquer um dos fatores acima citados, vai minando sua autoestima e disposição para a rotina de treinos, desta forma um fator puxa outro e isso vai virando uma bola de neve dificultando cada vez mais a prática frequente de exercícios saudáveis.

A atividade física regular traz inúmeros benefícios à saúde como: redução do risco de doenças cardiopulmonares, melhora na qualidade do sono, diminuição do percentual de gordura corporal, melhor controle do colesterol, diminuição do stress, sensação de bem estar, melhor disposição para atividades diárias e portando traz qualidade de vida ao praticante. Enfim, hoje em dia qualquer pessoa bem informada e instruída sabe dos benefícios da atividade física e de sua relação direta com a melhora da qualidade de vida de um modo geral além de uma melhora na autopercepção do corpo e saúde.

Baseado no que citamos acima, podemos sintetizar os vários benefícios que uma equipe de profissionais, um treinador ou mesmo uma assessoria esportiva podem proporcionar aos atletas. Alguns exemplos:

• Treinos em grupo (maior socialização);
• Objetivos individuais progressivos e sempre ajustados;
• Maior motivação para treinar;
• Menor risco de lesão;
• Maior especificidade dos treinos;
• Estrutura física oferecida durante os treinamentos em grupo e provas;
• Apoio técnico e tático em provas de forma individualizada;
• Locais de treino adequados e estruturados para cada modalidade;
• Baixo custo financeiro em comparação a um Personal Trainer.

cmteam equipe IM 2012

Para finalizar, fica nossa recomendação de que ao procurar uma assessoria esportiva para seus treinos, procure saber de seu histórico e formas de trabalho; fale com atletas e tente até mesmo vivenciar alguns treinos com a equipe e veja se você se adapta e gosta do ambiente. Isso com certeza irá refletir diretamente no seu prazer, desenvolvimento e continuidade da pratica esportiva.

Abraços e bons treinos!”

* Por SAN PALMA

Escrito por admin

COMENTE: