Treino Intenso: veja alguns protocolos rápidos e práticos de incluir no seu dia a dia

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“Mais forte, mais rápido, mais saudável. E em menos tempo.” A VEJA desta semana mostra os benefícios que os chamados HIIT (treino intervalado de alta intensidade) podem resultar no nosso corpo.

Por isto, resolvi fazer um repaginação de diversos posts intensos que o Kilorias já fez.

Um estudo apresentado pelo American College e publicado na Shape Magazine mostrou que um treino de intervalado e de alta intensidade, em que alterna intensidades altas com períodos de “descanso”, tem efeitos super positivos no que diz respeito a queima de gorduras.

O exemplo dado para este tipo de treinamento seria: realizar uma corrida na freqüência cardíaca e intensidade máxima durante 1 minuto e caminhar, para uma recuperação adequada, durante 2 minutos; repita esta seqüência de 3 minutos, 5 vezes, ou seja, 15 minutos.

Ainda mostra que este poderoso e intenso treino presenteia o praticante com diversos benefícios.

EFICIÊNCIA. Se você trabalha e tem uma agenda lotada, aproveite os intervalos do dia para realizar este treinamento de 15 minutos. O estudo constatou que, realizado corretamente e, pelo menos, 3 vezes por semana, os resultados são melhores quando comparados a uma corrida de 1 hora em um esteira. Também melhora o condicionamento aeróbio e o seu fôlego do dia a dia. Estes resultados aparecem em 2 semanas.

AJUDA NA QUEIMA DE GORDURA. Observaram ainda uma queima de mais gordura e calorias nas 24 horas após este treino. Resultado ainda maior, quando comparado a uma corrida em um ritmo constante.

MELHORA A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO. Um estudo realizado em 2006, com voluntários que realizavam o treinamento intervalado de alta intensidade mostrou que, após 8 semanas, conseguiam perdurar mais tempo no exercício, mantendo um ritmo constante e não tendo a sensação de que “o coração fosse saltar pela boca”.

PERCA PESO, NÃO MÚSCULO! Quando segue uma dieta, pode acontecer de perder massa muscular junto com a gordura. O treinamento intenso intervalado preserva o músculo e garante que reduza suas medidas e elimine aquelas gordurinhas indesejadas.

AUMENTA O METABOLISMO. Estimula a produção de hormônio do crescimento (GH), numa proporção de 450% nas 24 horas após o treino. LEMBRANDO QUE ESTE HORMÔNIO NÃO SÓ É RESPONSÁVEL PELA PERDA CALÓRICA, MAS TAMBÉM POR RETARDAR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.

PRÁTICO E RÁPIDO. Você pode fazer na rua, parques, praia, em qualquer lugar. Você só precisa adaptar este treino ao seu espaço. O intuito deste treinamento é que você tenha um aumento da sua freqüência cardíaca até a máxima. Isto, você consegue com uma corrida intensa ou até num treino de ciclismo. Além disto é super rápido de realizar e os resultados aparecem em um período curto de tempo.

Não esquecendo que, para a realização de qualquer exercício, é necessário uma avaliação médica, liberação do médico e orientação de um educador físico.

Veja alguns Protocolos INTENSOS nas páginas a seguir…

escrito por Paola Machado

Paola Machado

Educadora física formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente é mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp com pesquisas vinculadas a fisiologia do exercício, escritora, palestrante e Personal Coach de empresas. Paola Machado é Editora-chefe do site Kilorias. CREF: 080213-G. Instagram: @machado_paola e @kilorias Facebook: www.facebook.com/kilorias Email: kilorias@gmail.com para contato e kilohelp@gmail.com para dúvidas.

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